O SENHOR é o meu pastor, nada me faltará. Salmos 23:1

terça-feira, 5 de março de 2013

Pastores segundo o coração de Deus.




Obreiro.
JR 3:15
E dar-vos pastores segundo o meu coração, os quais vos apascentarão com ciência e com inteligência.

"Obreiro com invenção
.Significa: inventar, imaginar, criar no pensamento Ex. 31: 1-4(depois falou o Senhora Moisés, dizendo: - Eis que eu tenho chamado por nome a Bezael, o filho de Uri, filho de Hur da tribo de judá.
- E o enchi do espírito de Deus, de sabedoria,e de entendimento, e de ciência,em todo o lavor.
- E para criar invenções para trabalharem ouro em prata e em cobre.
Ex. 35;31-32 . E o espírito de Deus o encheu de sabedoria , entendimento ciência e em todo lavor.
a) Faculdade :
é conhecer, compreender
b) Deus deu a Salomão larga inteligência.
1Rs 4:29.
E Deus deu a Salomão sabedoria e muitíssimo entendimento, e largura de coração como a areia que está na praia do mar, Sl.119:144 -A justiça dos teus testemunhos é eterna ; dá-me inteligência, e viverei.
c)Deus deu aos 4 jovens inteligência e conhecimento.
Dn. 1:17
inteligência , significa compreender facilmente - Quanto a estes 4 jovens Deus lhes deu o conhecimento e a inteligência em todas as letras , e sabedoria , mas a Daniel deu entendimento em toda a visão e sonhos.
"Obreiro vagaroso.
Rm 11;12 - Não sejais vagarosos no cuidado. sede fervorosos no espírito servindo ao Senhor.
Estes são os nomes dos poderosos que Davi teve: Josebe-Bassebete, filho de Taquemoni, o principal dos capitães; este era Adino, o eznita, que se opusera a oitocentos, e os feriu de uma vez.
E depois dele Eleazar, filho de Dodó, filho de Aoí, entre os três valentes que estavam com Davi quando provocaram os filisteus que ali se ajuntaram à peleja, e quando se retiraram os homens de Israel.
Este se levantou, e feriu os filisteus, até lhe cansar a mão e ficar a mão pegada à espada; e naquele dia o SENHOR efetuou um grande livramento; e o povo voltou junto dele, somente a tomar o despojo. 2 Samuel 23:8-10
a) Não tem água limpa,
b) Não tem pasto verde,
c) Não tem sombra boa,

[Salmo de Davi] O SENHOR é o meu pastor, nada me faltará.
Deitar-me faz em verdes pastos, guia-me mansamente a águas tranquilas.
Refrigera a minha alma; guia-me pelas veredas da justiça, por amor do seu nome.
Ainda que eu andasse pelo vale da sombra da morte, não temeria mal algum, porque tu estás comigo; a tua vara e o teu cajado me consolam.
Preparas uma mesa perante mim na presença dos meus inimigos, unges a minha cabeça com óleo, o meu cálice transborda.
Certamente que a bondade e a misericórdia me seguirão todos os dias da minha vida; e habitarei na casa do SENHOR por longos dias.
Salmos 23:1-6

d) Dormiu e o inimigo plantou semente no seu terreno.
Propôs-lhes outra parábola, dizendo: O reino dos céus é semelhante ao homem que semeia a boa semente no seu campo;
Mas, dormindo os homens, veio o seu inimigo, e semeou joio no meio do trigo, e retirou-se.Mt 13:24-25
"Obreiro deve ser pidão.
Esta sem sabedoria pede a Deus;
Tiago1:5 - Bate e será aberto. Mt 7.7 ,Pedi e dar-se-vos-á;
buscai e encontrareis, batei e abri-se-vós-á.
Pedi com fé .Tiago 1;6.
saber pedir para receber. Tg 4;3 - Pedis , e não recebeis porque pedis mal, para o gastardes em vossos deleitas.
Temos que buscar.Sl 34;4 - Busquei ao Senhor, e Ele me respondeu; livrou-me de todos os meus temores.
"Obreiro tem que ter:
a) Asseio :
Ex.19;10 - Disse também o Senhor a Moisés: Vai ao povo, e santifica -os hoje e amanhã,
e levem eles a suas roupas.
  b) Coragem:
Jz 7;3 1Rs - Agora , pois apregoa aos ouvidos do povo dizendo : Quem for medroso e tímido volte e retire-seapressadamente das montanhas de Gileade . Então voltaram do povo vinte e dois mil e dez mil ficaram.
  c) Dedicação:
Ec 11; 6 - Pela manhã semeia a tua semente , e á tarde não retires a tua mão , porque tú não sabes
qual prosperará se esta , se aquela,ou se ambas serão igualmente boas  Rm 12:7,8 - Se é ministério seja em ministrar , se é ensinar haja dedicação ao ensino.Ou o que exorta , use esse dom em exortar , o que reparte , faça-oco liberdade .
"Obreiro não pode gloriar-se com a obra dos outros:
( 2Co. 10:16)
Para anunciar o evangélico nos lugares que estão além de vós em não em campo de outrem , para não nos gloriarmos no que estava já preparado.
a) Geazi:
E Naamã, capitão do exército do rei da Síria, era um grande homem diante do seu SENHOR, e de muito respeito; porque por ele o SENHOR dera livramento aos sírios; e era este homem herói valoroso, porém leproso.
E saíram tropas da Síria, da terra de Israel, e levaram presa uma menina que ficou ao serviço da mulher de Naamã.
E disse esta à sua senhora: Antes o meu senhor estivesse diante do profeta que está em Samaria; ele o restauraria da sua lepra.
Então foi Naamã e notificou ao seu senhor, dizendo: Assim e assim falou a menina que é da terra de Israel.
Então disse o rei da Síria: Vai, anda, e enviarei uma carta ao rei de Israel. E foi, e tomou na sua mão dez talentos de prata, seis mil siclos de ouro e dez mudas de roupas.
E levou a carta ao rei de Israel, dizendo: Logo, em chegando a ti esta carta, saibas que eu te enviei Naamã, meu servo, para que o cures da sua lepra.
E sucedeu que, lendo o rei de Israel a carta, rasgou as suas vestes, e disse: Sou eu Deus, para matar e para vivificar, para que este envie a mim um homem, para que eu o cure da sua lepra? Pelo que deveras notai, peço-vos, e vede que busca ocasião contra mim.
Sucedeu, porém, que, ouvindo Eliseu, homem de Deus, que o rei de Israel rasgara as suas vestes, mandou dizer ao rei: Por que rasgaste as tuas vestes? Deixa-o vir a mim, e saberá que há profeta em Israel.
Veio, pois, Naamã com os seus cavalos, e com o seu carro, e parou à porta da casa de Eliseu.
Então Eliseu lhe mandou um mensageiro, dizendo: Vai, e lava-te sete vezes no Jordão, e a tua carne será curada e ficarás purificado.
Porém, Naamã muito se indignou, e se foi, dizendo: Eis que eu dizia comigo: Certamente ele sairá, por-se-á em pé, invocará o nome do SENHOR seu Deus, e passará a sua mão sobre o lugar, e restaurará o leproso.
Não são porventura Abana e Farpar, rios de Damasco, melhores do que todas as águas de Israel? Não me poderia eu lavar neles, e ficar purificado? E voltou-se, e se foi com indignação.
Então chegaram-se a ele os seus servos, e lhe falaram, e disseram: Meu pai, se o profeta te dissesse alguma grande coisa, porventura não a farias? Quanto mais, dizendo-te ele: Lava-te, e ficarás purificado.
Então desceu, e mergulhou no Jordão sete vezes, conforme a palavra do homem de Deus; e a sua carne tornou-se como a carne de um menino, e ficou purificado.
Então voltou ao homem de Deus, ele e toda a sua comitiva, e chegando, pôs-se diante dele, e disse: Eis que agora sei que em toda a terra não há Deus senão em Israel; agora, pois, peço-te que aceites uma bênção do teu servo.
Porém ele disse: Vive o SENHOR, em cuja presença estou, que não a aceitarei. E instou com ele para que a aceitasse, mas ele recusou.
E disse Naamã: Se não queres, dê-se a este teu servo uma carga de terra que baste para carregar duas mulas; porque nunca mais oferecerá este teu servo holocausto nem sacrifício a outros deuses, senão ao SENHOR.
Nisto perdoe o SENHOR a teu servo; quando meu senhor entrar na casa de Rimom para ali adorar, e ele se encostar na minha mão, e eu também tenha de me encurvar na casa de Rimom; quando assim me encurvar na casa de Rimom, nisto perdoe o SENHOR a teu servo.
E ele lhe disse: Vai em paz. E foi dele a uma pequena distância.
Então Geazi, servo de Eliseu, homem de Deus, disse: Eis que meu senhor poupou a este sírio Naamã, não recebendo da sua mão alguma coisa do que trazia; porém, vive o SENHOR que hei de correr atrás dele, e receber dele alguma coisa.
E foi Geazi a alcançar Naamã; e Naamã, vendo que corria atrás dele, desceu do carro a encontrá-lo, e disse-lhe: Vai tudo bem?
E ele disse: Tudo vai bem; meu senhor me mandou dizer: Eis que agora mesmo vieram a mim dois jovens dos filhos dos profetas da montanha de Efraim; dá-lhes, pois, um talento de prata e duas mudas de roupas.
2 Reis 5:1-22
b) Capaz: 
Olhai pelo melhor e mais reto dos filhos de vosso senhor, o qual ponde sobre o trono de seu pai, e pelejai pela casa de vosso senhor.
2 Reis 10:3
E a um deu cinco talentos, e a outro dois, e a outro um, a cada um segundo a sua capacidade, e ausentou-se logo para longe.Mt.25.15
Não que sejamos capazes, por nós, de pensar alguma coisa, como de nós mesmos; mas a nossa capacidade vem de Deus,
2 Coríntios 3:5
"A chamada tem que ser de Deus como Arão(Hb. 5:4)

-E ninguém toma para si esta honra,senão o que é chamado por Deus como Arão.
- Paulo 
Disse-lhe, porém, o Senhor: Vai, porque este é para mim um vaso escolhido, para levar o meu nome diante dos gentios, e dos reis e dos filhos de Israel.
Atos 9:15
-Pedro e André 
E disse-lhes: Vinde após mim, e eu vos farei pescadores de homens.
Mateus 4:19
"A chamada pelo homem com João Marcos:
E, partindo de Pafos, Paulo e os que estavam com ele chegaram a Perge, da Panfília. Mas João, apartando-se deles, voltou para Jerusalém.
Atos 13:13
a-Gosta de dormir.
Todos os seus atalaias são cegos, nada sabem; todos são cães mudos, não podem ladrar; andam adormecidos, estão deitados, e gostam do sono.
Isaías 56:10
b-Desordenado.
Porque há muitos desordenados, faladores, vãos e enganadores, principalmente os da circuncisão,
Aos quais convém tapar a boca; homens que transtornam casas inteiras ensinando o que não convém, por torpe ganância.
Tito 1:10-11
c-Mercenário.
Mas o mercenário, e o que não é pastor, de quem não são as ovelhas, vê vir o lobo, e deixa as ovelhas, e foge; e o lobo as arrebata e dispersa as ovelhas.
Ora, o mercenário foge, porque é mercenário, e não tem cuidado das ovelhas.
João 10:12-13
d-falso. 
Porque desde o menor deles até ao maior, cada um se dá à avareza; e desde o profeta até ao sacerdote, cada um usa de falsidade.
Jeremias 6:13
e-Passa de uma igreja para a outra.
Pelo caminho de Sião perguntarão, para ali voltarão os seus rostos, dizendo: Vinde, e unamo-nos ao SENHOR, numa aliança eterna que nunca será esquecida.
Ovelhas perdidas têm sido o meu povo, os seus pastores as fizeram errar, para os montes as desviaram; de monte para outeiro andaram, esqueceram-se do lugar do seu repouso.
Jeremias 50:5-6
f-Só quer bom salário.
Filho do homem, profetiza contra os pastores de Israel; profetiza, e dize aos pastores: Assim diz o Senhor DEUS: Ai dos pastores de Israel que se apascentam a si mesmos! Não devem os pastores apascentar as ovelhas?
Comeis a gordura, e vos vestis da lã; matais o cevado; mas não apascentais as ovelhas.
As fracas não fortalecestes, e a doente não curastes, e a quebrada não ligastes, e a desgarrada não tornastes a trazer, e a perdida não buscastes; mas dominais sobre elas com rigor e dureza.
Ezequiel 34:2-4
g-Finge ser espiritual.
Tenho ouvido o que dizem aqueles profetas, profetizando mentiras em meu nome, dizendo: Sonhei, sonhei.
Jeremias 23:25
h-Contamina-se com o mundo.
Porque tanto o profeta, como o sacerdote, estão contaminados; até na minha casa achei a sua maldade, diz o SENHOR.
Jeremias 23:11
i-Invejoso.
Verdade é que também alguns pregam a Cristo por inveja e porfia, mas outros de boa vontade;
Filipenses 1:15
j-Querem ser grande.
Ora, ao Rei dos séculos, imortal, invisível, ao único Deus sábio, seja honra e glória para todo o sempre. Amém 1Tm1.17
k-Causa divisão.
Porque virá tempo em que não suportarão a sã doutrina; mas, tendo comichão nos ouvidos, amontoarão para si doutores conforme as suas próprias concupiscências;
2 Timóteo 4:3
"Chamado por Deus.
a-Fidelidade
Além disso, requer-se dos despenseiros que cada um se ache fiel.
1 Coríntios 4:2
b-Obediente
Porque para isto sois chamados; pois também Cristo padeceu por nós, deixando-nos o exemplo, para que sigais as suas pisadas.
1 Pedro 2:21
c-Prudente
O simples dá crédito a cada palavra, mas o prudente atenta para os seus passos.
Provérbios 14:15Tem cuidado de ti mesmo e da doutrina. Persevera nestas coisas; porque, fazendo isto, te salvarás, tanto a ti mesmo como aos que te ouvem.
1 Timóteo 4:16
d-Diligência
O que trabalha com mão displicente empobrece, mas a mão dos diligentes enriquece.
Provérbios 10:4
e-Eficiência
Não sejais vagarosos no cuidado; sede fervorosos no espírito, servindo ao Senhor;
Romanos 12:11
f-Vigilância
Sede sóbrios; vigiai; porque o diabo, vosso adversário, anda em derredor, bramando como leão, buscando a quem possa tragar;
1 Pedro 5:8
g-Integridade
Quem anda em sinceridade, anda seguro; mas o que perverte os seus caminhos ficará conhecido.
Provérbios 10:9
h-Moderação
Porque Deus não nos deu o espírito de temor, mas de fortaleza, e de amor, e de moderação.
2 Timóteo 1:7
i-Aptidão para ensinar
Antes subjugo o meu corpo, e o reduzo à servidão, para que, pregando aos outros, eu mesmo não venha de alguma maneira a ficar reprovado.
1 Coríntios 9:27Convém, pois, que o bispo seja irrepreensível, marido de uma mulher, vigilante, sóbrio, honesto, hospitaleiro, apto para ensinar;
1 Timóteo 3:2
j-Que saiba governar sua casa
Que governe bem a sua própria casa, tendo seus filhos em sujeição, com toda a modéstia
(Porque, se alguém não sabe governar a sua própria casa, terá cuidado da igreja de Deus?);
1 Timóteo 3:4-5
k-Bom testemunho
Convém também que tenha bom testemunho dos que estão de fora, para que não caia em afronta, e no laço do diabo.
1 Timóteo 3:7
Pb Zezito.

Nenhum comentário:

Postar um comentário